Unidade 1
Atividade 1.1: Reflexões iniciais, realizadas em duplas, acerca dos
desafios da escola na sociedade atual, que devem ser registradas usando o
editor de textos e compartilhadas com os colegas. Reflexão sobre a identidade
do professor e sobre a própria aprendizagem (leituras e pontos de reflexão).
Nesta atividade, os cursistas vão refletir sobre os desafios da escola,
bem como seus próprios desafios educativos no panorama da sociedade atual.
A síntese das respostas deve resultar em um texto de uma página – cerca
de 250 a
300 palavras –, que deve ser elaborado pela dupla que compartilhou o computador
e postado na Biblioteca do e-Proinfo, no
espaço Material do aluno, tema “Atividade 1.1” e subtema “Reflexões iniciais”.
O cursista será, também, convidado a acessar as atividades elaboradas
pelos colegas, as quais estarão disponíveis na mesma biblioteca, para conhecer
suas reflexões e relatos.
Atividade 1.2: Reflexão sobre a identidade do professor sobre a própria
aprendizagem (leituras e pontos de reflexão).
Atividade: Participar de um debate, na ferramenta fórum, sobre o tema
identidade do professor: Quem sou eu como professor e aprendiz.
Refita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Compartilhe suas reflexões no Fórum
“Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de
outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da
sociedade da aprendizagem.
Atividade 1.3: Aprofundamento das reflexões sobre aprendizagem e análise
da escola diante desse novo panorama da sociedade/tecnologia na escola.
A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da
entrevista, registre suas rescisões e aprendizagens em seu
Diário de Bordo.
Orientações para
a realização da atividade:1. Acessar o item Diário de Bordo no Ambiente Virtual do curso;
2. Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
Fonte: Entrevista concedida à Rede Vida, em 2004, Ladislau Dowbor
Atividade Extra 1.3A: O uso da
tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção
do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista,
requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma
pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que
possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da
intencionalidade educacional.
Reflita,
com base nas perguntas a seguir, e registre suas ideias no seu Diário de Bordo:
- Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
- Quando o professor transmite uma informação?
- Quando o aluno procura uma informação na internet?
- A informação é necessária, mas ela, por si só, garante que o aluno
possa construir seu conhecimento?
- O que significa conhecimento e como ele difere da informação?
Atividade Extra 1.3 B - Cada uma das tecnologias, seja o vídeo/DVD, seja a
internet, o computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades que
podem ser utilizadas de forma complementar entre si e/ou podem ser integradas
com outros recursos tecnológicos ou não.
Reflita e registre suas idéias no Diário
de Bordo.
- Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora
que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as
diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias
possam contribuir efetivamente?
- Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de
tecnologias que seja significativa para o aluno?
REFERNCIAL
a)
ALMEIDA, Maria
Elizabeth Bianconcini Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento.
In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Integração
das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: MEC, SEED, 2005.
Disponível
b)
em:.
Acesso em: 20 set. 2010TORNAGHI, Alberto. Escola e tecnologia: uma conversa.
Programa Salto para o Futuro. In: Boletim da Série Escola faz tecnologia faz escola...
Brasília: MEC, SEED, 2003. Disponível em:.
Acesso em: 16 set. 2010.
Atividade 1.4: Faça uma pesquisa na sua escola para levantar quais
tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise,
também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais,
ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
(Orientações na pagina 48 do Guia)
Atividade 1.5: As rescisões registradas no Diário de Bordo serão as bases para a estruturação de um mapa
conceitual das aprendizagens construídas até o momento no curso. Realize a
atividade 1.5, a fim de sintetizar as aprendizagens mais significativas que
você teve até este momento no curso. Ensinando
e aprendendo com as tecnologias e mídias digitais / Papel do professor.
Elabore um mapa conceitual para sintetizar as aprendizagens conquistadas
até o momento. Compartilhar o mapa on-line, no espaço Biblioteca.
Atividade 1.6: Aprendizagem significativa e uso de
tecnologias no trabalho por meio de projeto
Atividade: Realizar uma pesquisa orientada – metodologia WebQuest sobre
experiências desenvolvidas com projetos.
Unidade2
Atividade 2.1:
Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar (Pagina
86)
Navegue livremente, por cerca de
dez minutos, pelo site do Portal do Professor, mantido pelo MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Após esse livre navegar, responda
a estas questões: Qual é a impressão a navegação no Portal do Professor deixou
em cada grupo? Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na
navegação? Souberam voltar para as páginas iniciais? Navegar à deriva
trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
Faça seu comentário no ambiente
do e-proinfo na ferramenta fórum.
Atividade 2.2: Navegação em busca do conceito de hipertexto (Pagina
89)
Faça uma pesquisa na internet
sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do Google e inicie a sua busca
com a chave “o que é hipertexto?”.
Agora, observe o resultado dessa busca: Quantas páginas foram
listadas? O que isso pode indicar? Acesse,
agora, o primeiro item da lista de
resultados do Google – Note que, em todos os sites listados nesse primeiro
item, há uma definição para hipertexto. Navegue à vontade por essas definições;
e, depois, volte para as páginas anteriores. Dê ênfase especial à página da
Wikipédia que trata de hipertexto. Ela está replicada no CD do curso, para quem
não tiver acesso à internet. Ao terminar a navegação, o cursista deve escrever
um pequeno texto de 250 a
300 palavras relatando suas impressões e publicá-lo no fórum: “Experiência de navegar
livremente”.
Ao terminar a navegação, escreva
um pequeno texto (250 a
300 palavras), no editor de textos do BrOffice ou no word, relatando suas
impressões sobre a experiência de navegação; diga como foi, para você, lidar
com um produto textual em que se navega além de ler. Ao escrever esse texto,
sugiro que você reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou
ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se
perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas?
Aprendeu um pouco acerca do tema central: os hipertextos? Saberia dizer por
onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?
Após salvar o seu documento,
nomeando o arquivo, conforme a estrutura de sempre: unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_nome,
Poste em diário de bordo ou biblioteca. Que tal compartilhar suas impressões no
fórum ‘Experiência de navegar
livremente’?
Atividade 2.3: O que
é hipertexto? (Pagina 90)
Vá ao Fórum
escolha e leia alguns trabalhos dos seus colegas. Elabore uma conceituação
sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.
A proposta
é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem
de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua.
Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam
de forma clara o que é um hipertexto.
de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua.
Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam
de forma clara o que é um hipertexto.
Atividade
2.4: Compartilhando (Pagina 92)
Os cursistas deverão realizar a leitura dos
trabalhos dos colegas. Em seguida, escolherão um ou mais trabalhos para
realizar um parecer avaliativo a ser postado no próprio Fórum “Conceituando
Hipertexto”.
Atividade 2.5: Criando um portfólio em
hipertexto. (Pagina 96)
Glossário
Portfólio é uma
coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas
que cada um faz ao longo de um curso. É como uma imagem do processo de sua
aprendizagem.
Cada um fará um portfólio digital. Nas escolas em que for
possível, eles serão publicados na
Interne (blog). Nas demais, será publicado no servidor local ( blog do curso), de forma que
todos os participantes do curso possam ter acesso a ele. Portanto, no portfólio digital você vai
registrar a evolução do seu trabalho e poderá, ao longo do caminho, ir verificando como se dá
o seu aprendizado. Poste o endereço do seu portifólio em diário de bordo ou apresente aos colegas cursistas no próximo encontro presencial.
Interne (blog). Nas demais, será publicado no servidor local ( blog do curso), de forma que
todos os participantes do curso possam ter acesso a ele. Portanto, no portfólio digital você vai
registrar a evolução do seu trabalho e poderá, ao longo do caminho, ir verificando como se dá
o seu aprendizado. Poste o endereço do seu portifólio em diário de bordo ou apresente aos colegas cursistas no próximo encontro presencial.
Atividade 2.6: Planejando uma atividade com
hipertexto ou internet (Pagina 99)
Em duplas ou trios, planejem o uso, em sala de aula, de
alguns recursos aprendidos nas semanas anteriores. Exemplo: Atividades com
hipertexto, criação de páginas pessoais com links para internet de coisas pelas
quais tenham interesse, ou navegação e pesquisa na internet.
É fundamental que a atividade escolhida seja factível com
os recursos existentes na escola e que sua elaboração desencadeie um amplo
processo de interação e colaboração, via publicação na Biblioteca “Material do Aluno”, tema: Atividade 2.6, subtema: Planejando
atividades com hipertexto, e que dêem contribuições no Fórum “Análise dos
trabalhos dos colegas”.
Atividade 2.7: Execução do planejamento realizado na Atividade 2.6 (Pagina
111)
Organize os registros das observações, se possível ilustrar
com fotos. São oferecidas dicas de como trabalhar com fotos no programa Digikam do Linux Educacional.
Sugerem-se, ainda, pontos que devem ser observados e anotados, e outros
complementares, para serem analisados e avaliados.
Como leitura complementar, é indicado o texto de Maria
Amélia Santoro Franco: “Pedagogia da pesquisa ação”, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v31n3/a11v31n3.pdf .
Ainda como fonte de informações, enfatizamos o portal
“Domínio Público” do MEC.
E finalizando, você está convidado a visitar o material do
curso “Introdução à Educação Digital”, disponível
no Portal do Professor, e viajar por alguns blogs.
Atividade 2.8: O registro digital da experiência. - o hipertexto (Pagina
118)
Vocês elaborarão, agora, um
registro digital da experiência na forma de um hiperdocumento. Iniciem com uma
postagem no blog do grupo. Essa postagem deve remeter para arquivos feitos
noutros formatos, tais como texto, imagens, textos com imagens, apresentações
de slides, etc. Se puderem, façam ligações (links) para o que seus alunos
produziram. Assim, terão um hiperdocumento
que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham
conseguido atingir.
Atividade 2.9: Outro registro digital: uma apresentação de slides (Pagina
121)
Essa atividade sugere a
elaboração de um pôster para dar apoio à apresentação da experiência, no início
do momento presencial da Unidade 2, que ocorrerá no próximo encontro
presencial. Nele, deve constar um resumo ilustrado do trabalho realizado por
eles com os alunos.
A função do pôster será dar
suporte à apresentação de vocês para os colegas no encontro presencial. Nele,
devem constar os aspectos mais gerais do trabalho. É como se fosse um resumo
ilustrado e ilustrativo do trabalho de vocês.
Ao criá-lo, vocês vão exercitar,
principalmente, sua capacidade de síntese, de apresentar, em poucas palavras,
os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram. Devem usar
sempre frases curtas, como se fossem manchetes de um noticiário. No dia do
encontro, vocês farão uma apresentação oral de seu trabalho para seus colegas,
usando o pôster como apoio e memória.
Atividade 2.10: Vagando pela Wikipédia (Pagina 123)
Agora você e um colega vão
visitar a página de apresentação da Wikipédia portuguesa em http://pt.wikipedia.org. Essa página corresponde ao verbete Wikipédia
da própria enciclopédia. Nela, há uma descrição cuidadosa sobre sua história,
passando por aspectos como confiabilidade, dentre outros. Leia também sobre o que é um ambiente Wiki –
você também pode encontrar boa descrição do Wiki na Wikipédia.
Navegue um pouco pela Wikipédia e
busque outros verbetes. Você notou que, em cada verbete, há uma aba cujo nome é
‘editar’? Discutam, no grande grupo, o
que essa aba significa. Observaram que há, também, uma aba intitulada
‘discussão’? Qual o papel dessa aba na Wikipédia?
Atividade 2.11:
Vagando pela Wikicionário (Pagina 126)
Abra a página inicial da Wikipédia
que fica em http://pt.wikipedia.org.
Veja que a primeira página traz
uma coleção de informações; alguma delas, bem instigantes e curiosas. O que é
apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco e verifique se
há algo do seu interesse.
Neste momento, enquanto estou
escrevendo este texto, consta que, na Wikipédia, contém agora pouco mais de
400.000 mil artigos, só na versão em português. Impressionante!Agora,
tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde
você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de
embarcação, formas de transporte. Pesquise pelo nome de uma cidade grande e por
uma cidade bem pequena que conheça.
Você encontrou todos os termos
que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os
verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes?
Então, cadastre-se na Wikipédia e o faça. Que tal combinar para fazer isso no seu
grupo de trabalho?
Abra a página inicial do
Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/.
Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se
com o ambiente. Repare que parece muito com o da Wikipédia. Veja a definição de
alguns termos comuns para saber como aparecem e as diversas possibilidades que
o ambiente oferece e sugere. Visite alguns substantivos, alguns verbos.
Para fundamentar o trabalho, visite o texto “Num mundo wiki, uma escola idem - Parte
I”, de Jaime Balbino, que pode ser encontrado no CD do curso ou no site: http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/
UNIDADE 3
Contextualizando
a mudança.
Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos
alunos, reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto
de vista produzindo um pequeno texto a ser compartilhado no Fórum.
Atividade 3.1
Orientações
para a realização da atividade:
1. Debata as questões propostas com um(a) colega. Ao terminar o
debate, escrevam uma mensagem, a ser postada no Ambiente Virtual, no Fórum.
“Contextualizando a mudança: da teoria à prática”, listando as
estratégias identificadas pela dupla, como resposta para a segunda questão.
Lembrem-se de que a primeira questão, proposta para reflexão, tem um
caráter de auto-avaliação de sua prática. Dessa forma, ao invés de compartilhar
no fórum, sugerimos que guardem em seu Diário de Bordo, a fim de que lhes sirva como
reflexão constante, de modo que sua atuação, em classe, possa melhorar cada vez
mais.
Atividade 3.2
Contextualizando a mudança - da teoria à prática
A proposta, aqui, é que você planeje e execute uma atividade junto aos
seus alunos, visando ao aprimoramento da interação e do vínculo entre vocês, a
partir de um maior conhecimento da turma e da possibilidade de identificação de
desejos e necessidades de aprendizagem do grupo. Para isso, apresentamos alguns
procedimentos:
1. Leia com atenção as diferentes estratégias compartilhadas no Fórum
“Contextualizando a mudança: da teoria à prática”, como fonte de
inspiração para o planejamento de uma ação a ser realizada com uma turma,
integrando tecnologias para facilitar a percepção da realidade de seus alunos.
Deixe sua criatividade solta; mescle ou adapte idéias de acordo com
seu contexto especifico e tempo para a realização da atividade. Seja realista;
evite, portanto, ações que possam demandar um tempo de que você não dispõe no
momento. Salientamos que, mesmo ações bastante simples, podem trazer excelentes
resultados. Além disso, esse exercício de diálogo com seus alunos e
aprimoramentos de sua prática é contínuo; e, posteriormente, poderão ser
aplicadas idéias mais complexas.
Reflita sobre as seguintes questões: Houve necessidade de mudanças ou
adaptações? Em que medida você considera que atingiu seu objetivo pedagógico?
Surgiram idéias para novos aprimoramentos e ações?
Publique o relato da experiência em seu Portfólio
do curso, estruturado no blog que você criou na
Unidade 2.
Você também pode aproveitar a experiência vivida e comentar e/ou
complementar sugestões, postadas anteriormente por você ou por colegas, no Fórum
“Contextualizando a mudança: da teoria à prática”. Aproveite para instigá-los a
acessar seu blog, para a leitura do relato completo!
Atividade 3.3
Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias
ao currículo Enfatizamos que esta atividade pode ser considerada como um “ponto
alto” do curso, quando você estará aplicando, em sua prática, um amplo conjunto
de aprendizagens construídas até aqui, acerca da aplicação das TICs na educação
como possibilidade de inovar a prática educativa e de ultrapassar as paredes da
sala de aula e as limitações das grades de programação de conteúdo.
Para facilitar sua compreensão da complexidade da tarefa, leia com
atenção os seguintes esclarecimentos.
A realização de um Projeto de Trabalho envolve diversas etapas,
que, de forma simplista, podemos citar:
Orientação
didática:
1. Relembre
os recursos estudados até o momento que poderão ser em pregados para a
realização de pesquisas, coleta e registro de informações do Projeto.
2. Elabore
o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor. É preciso
prever: pág 150
3. Para
compartilhar seu planejamento, sugerimos incluir uma postagem no seu blog do curso.
Atividade
3.4
Desenvolvimento de projetos de
trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Orientação didática:
Desenvolva o
Projeto previsto.
Durante a
realização das ações de pesquisa, fique atento(a) para o registro detalhado das
ações nos diferentes formatos que for possível: textos, fotos, vídeos, áudios.
Esses materiais serão importantes para a etapa posterior de estruturar uma
apresentação multimídia dos resultados do projeto (na Unidade 4). Você também
pode orientar seus alunos para o uso de diferentes ferramentas estudadas neste
curso, adequadas para o compartilhamento dos dados coletados e descobertas
feitas.
Ainda, nesta
perspectiva de acompanhamento do desenvolvimento do Projeto, sugerimos também
que você registre, no fórum “Relato de projetos de trabalho”, o andamento das
atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, de forma que você
possa dialogar com seus colegas e formador e/ou esclarecer eventuais dúvidas.
Seja cooperativo(a), ou seja, acompanhe os relatos dos colegas e apresente
comentários e sugestões, quando achar pertinente.
Ao final do
período estipulado para a pesquisa, analise o previsto e o realizado,
comparando o plano de aula inicial com o que se concretizou nessa etapa de
pesquisa com os alunos.
Faça uma síntese,
em uma apresentação usando o BrOffice Impress, contendo:
• Atividades
desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias
realizadas com os alunos;
• Tecnologias e
mídias empregadas;
• Conhecimentos,
atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos
pelos alunos.
6. Utilize essa
análise para reelaborar o plano de aulas no arquivo em formato de texto,
atualizando de acordo com a realidade do que foi realizado;
7. Salve o
documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua
identificação da seguinte forma: ativ_4-4_MariaJ;
8. Poste a
atualização também no seu blog;
9. Após receber o
parecer avaliativo de seu formador, insira o Plano de Aula reelaborado no
Portal do Professor.
Atividade
3.5
Conceito de
currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.
Para Refletir
Inicialmente,
você deve refletir sobre os seguintes pontos:
·
Os conteúdos identificados no projeto
desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
·
Você consegue inferir quais foram os conceitos,
atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo
formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
·
Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem
parte do currículo?
·
O que os alunos aprenderam sobre o uso de
tecnologias constituem parte do currículo?
·
Então, o que é currículo?
Orientação didática:
1. Caso você
tenha realizado o Projeto em grupo, reúna-se com seus colegas para debater as
questões; se não, reflita individualmente.
2. Responda às
questões propostas acima e registre suas respostas em papel ou com o uso de
editor de texto.
3. Compartilhe
suas respostas com o grande grupo e, juntos, busquem uma compreensão
compartilhada acerca do conceito de currículo.
4. Registre o
conceito de currículo, estruturado no grande grupo, em seu Diário de Bordo e/ou no seu blog.
UNIDADE 4
Atividade
4.1
Conhecendo
objetos em multimídia
O uso dos
computadores nas mais diferentes mídias já é praticamente universal. Em todos
os canais de comunicação, as tecnologias digitais possibilitam novas maneiras
de criação. Provavelmente, um dos exemplos que primeiro nos vem à mente é o
cinema. Vemos, hoje, filmes que são inteiramente produzidos em computadores,
desde o cenário até as expressões faciais dos personagens.
Mais próximo
da nossa realidade, no entanto, estão os dois vídeos que selecionamos para
assistir nesta atividade. Ambos são bons exemplos das possibilidades geradas
pelo computador e, para sua produção, não requereram mais que um computador,
uma boa câmara digital, alguns equipamentos de som, uma boa técnica e muita
criatividade. O primeiro vídeo, chamado COIEDA, é uma produção do artista
japonês Takagi Masakatsu. Ele utiliza formas geométricas simples e as anima,
intercalando essas formas com filmagens editadas e trabalhadas em seu
computador. Repare que música e imagem procuram dialogar de modo muito especial
nesse vídeo.
Acesse o vídeo
no link:
http://www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0&feature=related e observe que esse tipo de arte só é
possível com o uso das tecnologias digitais.
O segundo
vídeo, mais simples que o primeiro, tecnicamente falando, foi feito pelo
artista brasileiro conhecido na rede como “Mystery GuitarMan”. Repare que tudo
o que ele precisa para fazer o vídeo está dentro da sala do apartamento dele:
uma webcam e um microfone conectados ao computador, balões e seu teclado.
Depois de gravar as diferentes ‘vozes’ obtidas por meio de fricção na
extremidade dos balões, ele as editou e as colocou juntas em um mesmo vídeo,
reproduzindo o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Acesse o vídeo no
link:
Os dois exemplos
anteriores usam, intensivamente, as novas tecnologias digitais; o próximo,
aparentemente, não usa nenhuma tecnologia. Assim, perguntamos: Você consegue
imaginar uma música que seja tocada com o corpo humano? Bem, agora imagine uma
música que, para ser tocada, precise do corpo humano em movimento. Pense em
como seria uma música que, para ser tocada, precise de muitos corpos em
movimento. Sim, sim, só os corpos; os únicos instrumentos são corpos em
movimento. É, entretanto, de música que estamos falando; não podem ser corpos
em qualquer movimento, é preciso, portanto, que os movimentos sejam
coordenados. Vamos deixar, contudo, essa conversa para depois. Primeiro, nós o
convidamos a assistir a um vídeo.
Para Refletir
Esse trabalho
do Professor Lucas com o bloco “O Passo” inspira alguma idéia de como trabalhar
na escola? E sobre o trabalho com tecnologia, traz alguma sugestão?
Atividade
4.2
Navegando
por vídeos e outras mídias
1. Visite o portal do professor em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
2. Vá ao
link “Recursos Educacionais”. Você precisará fazer algumas escolhas para
ter acesso aos recursos, uma vez que por lá há muitos opções disponíveis e não
será possível listarmos todas. Aconselhamos, por isso, que você use as opções
de busca avançada, especialmente porque são muitos os itens disponíveis para
cada recurso. Por exemplo, na data em que escrevo este texto, há 1.199 recursos
do tipo áudio disponíveis. Assim, na busca avançada, você começa definindo se
seu interesse é por um nível de ensino ou uma modalidade em particular.
Após isso, você deverá utilizar
outras categorias classificatórias, tais como:
• Tipo de
pesquisa: aqui, você seleciona qual nível de ensino ou qual modalidade
educativa você prefere.
• Componente
curricular: corresponde à disciplina de preferência.
• Tema:
relaciona-se aos tópicos dentro da disciplina escolhida.
• Tipo de
recurso: define a mídia ou o formato do recurso buscado.
• Idioma: há
recursos em várias línguas.
• Ordem de
classificação: ao final, você pode escolher que tipo de ordem de apresentação
você desenha para os recursos a serem mostrados.
Você pode
escolher ver primeiro os mais recentes; os mais comentados; os melhores classificados,
os mais visitados ou simplesmente em ordem alfabética.
Atividade
4.3
Leitura,
reflexão e discussão sobre mídia-educação
1. Ao ler o texto de Silvio P. Costa
“Mídia-Educação no contexto escolar:
Mapeamento
crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis”, que se encontra
ao final dessa unidade, vá anotando as questões e aspectos que mais lhe
chamarem a atenção. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das
experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas
experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria
a respeito de uma experiência que você presenciou ou viveu?
2. Agora, vá até seu blog pessoal e faça o
relato de uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece,
incluindo, se possível, uma breve análise do grupo sobre esta experiência
descrita – similar às realizadas por Silvio P. Costa.
3. Procure conhecer os relatos similares
nos blogs de alguns de seus colegas;
comente-os se achar necessário.
Atividade 4.4
Planejando a produção de um documento multimídia
– relato do seu projeto pedagógico. Para realizar esta atividade, sugerimos
que, juntamente com os seus parceiros, reúnam e revejam todo o material
documental que vocês produziram como registro da execução do seu projeto
pedagógico, tais como fotos, áudio, vídeo, textos, produções dos alunos.
Atividade
4.5
Produzindo o
relato multimídia do seu projeto de pedagógico
Após ter
assistido e estudado as animações sobre a produção de documentos multimídias,
você deve escolher qual a linguagem da mídia você vai utilizar para realizar o
seu relato: imagens, vídeo, áudio ou todas ao mesmo tempo.
Escolhida a
mídia, seguindo as orientações constantes nas animações estudadas, você deve
finalizar o planejamento da produção.
Após isso,
“mãos à obra”! Bom trabalho e boa produção. Capriche no trabalho porque, no
encontro de encerramento, ele deverá ser apresentado a todo grupo; e, é claro,
você deve publicá-lo no seu blog e no blog da sua turma. Você não vai querer
fazer feio, não é mesmo?
Ah! Além
disso, a turma vai ser convidada a analisar essas produções e, se julgar
adequado, vai indicar as melhores para postagem no Portal do Professor.