Relatórios


INÍCIO DO CURSO: 02/05/2011 DATA FINAL 29/08/2011
QUANTIDADE DE CURSISTAS INSCRITOS: 35

1. PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A CONDUÇÃO DO CURSO
Dificuldades em estabelecer horário compatível com todos os cursistas para as presenciais.
2. AÇÕES REALIZADAS PARA RECUPERAÇÃO DOS EVADIDOS/DESISTENTES
Será previsto dois dias a mais no calendário de presenciais para reposição de atividades dos cursistas.
3. FAÇA UM RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO.
No primeiro encontro com ajuda do projetor multimídia foi realizada uma apresentação e contextualização do curso e funcionamento da plataforma eproinfo. Após alocação dos alunos cursitas foi feito orientação e reconhecimento das ferramentas do ambiente colaborativo e materiais a serem utilizados como guia do cursista e DVD. Os cursistas assistiram a um vídeoTecnologia ou metodologia da UNIPACcom reflexões sobre a importância da transposição do currículo. Foi sugerida a realização da atividade 1.1 da Unidade 1, e a atividade 1.2, a ser postada no Fórum. Houve orientação aos cursistas sobre as demais atividades a serem realizadas a distancia e no ambiente on-line. A participação está sendo efetiva no ambiente virtual.

MÊS/REFERÊNCIA: 06/2011

1. PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A CONDUÇÃO DO CURSO
Dificuldades com assistência técnica nos laboratórios de informática para as presenciais, 70% dos computadores não funcionam alem disso a internet é lenta e muitos têm dificuldades de trabalhar na plataforma.

2. AÇÕES REALIZADAS PARA RECUPERAÇÃO DOS EVADIDOS/DESISTENTES
As desistências foram, devido os cursista não terem o curso do Linux 40 horas. Será enviado email motivando os cursistas a permanecerem no curso devido a importância das ferramentas como ensino aprendizagem na formação do profissional.

3. FAÇA UM RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO.
Foi realizada revisão das atividades da unidade 1 com tira dúvidas. Apresentação da unidade 2 ao cursistas com conceitos de hipertexto e de hipermídia (ciberespaço). Em grupo foi realizada a atividade 2.1 Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar. Junto com a turma foi realizado, exploração do poemaNavegação à Deriva, do autor Marcus Vinícius. Depois dessa navegação foi sugerida a atividade 2.2 Navegando em busca do conceito de hipertexto. Foi orientado para que os cursistas realizassem uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertextona página do Google.Os cursistas estão desenvolvendo as atividades na plataforma de acordo com as orientações do Guia do cursistas.

4. OBSERVAÇÕES
È necessário habilidade do Tutor para conseguir trabalhar com 3 ou 4 cursistas em um único computador. As Escolas ainda não conscientizaram da importância das ferramentas das Tics para o ensino aprendizagem e do contexto curricular.



MÊS/REFERÊNCIA: 07/2011

1. PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A CONDUÇÃO DO CURSO
A principal dificuldade foi a falta de habilidade de alguns cursistas com as ferramentas da plataforma que não conseguiram postar e enviaram suas atividades por e-mail.Outra dificuldade foi devido uma paralisação dos profissionais da educação, alguns cursistas não retomaram as atividades do curso. Na unidade 01 a maior dificuldade foi com a contextualização do que é uma webquest. E na unidade 2 como montar um portifólio.

2. AÇÕES REALIZADAS PARA RECUPERAÇÃO DOS EVADIDOS/DESISTENTES
Foi enviado email motivando os cursistas a permanecerem no curso e remarcado uma presencial para que os mesmos possam sanar dúvidas e dificuldades de manuseio da plataforma. A falta de habilidade com as ferramentas da Plataforma foi trabalhada e alguns cursistas estão retornando ao curso e realizando as atividades

3. FAÇA UM RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO.
Foram esclarecidas as dúvidas dos cursistas quanto às ferramentas de postagens na plataforma. Para a atividade 1.6 foi organizada uma oficina com o cursista Rafael para demonstração de como elaborar uma webquest. O Rafael apresentou a elaboração de questionário através de documento no google docs pelo gmail. O cursista Raimundo apresentou a criação do seu portifólio através do blog com linkes e interações. O cursista disse que aprendeu com o hipertexto, como hiperlinkar no blog e que isto dinamizou qualificando suas postagens. Foi realizado um resumo das atividades da unidade 2 com ênfase para o inicio da unidade 3 na qual em duplas elaboraram um esboço do plano de aula a ser desenvolvido com os alunos em sala, ficando para a próxima presencial a apresentação e socialização das atividades 2.9 dos demais cursistas.

4. OBSERVAÇÕES
É quase que impossível conseguir a permanência de 100% dos cursistas no curso, ainda é necessário que os educadores façam reflexões acerca da importância da formação continuada para o processo do ensino aprendizagem do aluno através da construção do conhecimento.