INÍCIO
DO
CURSO:
02/05/2011
DATA
FINAL
29/08/2011
QUANTIDADE
DE
CURSISTAS
INSCRITOS:
35
1.
PRINCIPAIS
DIFICULDADES
PARA
A
CONDUÇÃO
DO
CURSO
Dificuldades
em
estabelecer
horário
compatível
com
todos
os
cursistas
para
as
presenciais.
2.
AÇÕES
REALIZADAS
PARA
RECUPERAÇÃO
DOS
EVADIDOS/DESISTENTES
Será
previsto dois dias a mais no calendário de presenciais para
reposição de atividades dos cursistas.
3.
FAÇA
UM
RESUMO
DAS
ATIVIDADES
REALIZADAS
NO
PERÍODO.
No
primeiro
encontro
com
ajuda
do
projetor
multimídia
foi
realizada
uma
apresentação
e
contextualização
do
curso
e
funcionamento
da
plataforma
eproinfo.
Após
alocação
dos
alunos
cursitas
foi
feito
orientação
e
reconhecimento
das
ferramentas
do
ambiente
colaborativo
e
materiais
a
serem
utilizados
como
guia
do
cursista
e
DVD.
Os
cursistas
assistiram
a
um
vídeo
“Tecnologia
ou
metodologia
da
UNIPAC”
com
reflexões
sobre
a
importância
da
transposição
do
currículo.
Foi
sugerida
a
realização
da
atividade
1.1
da
Unidade
1,
e
a
atividade
1.2,
a
ser
postada
no
Fórum.
Houve
orientação
aos
cursistas
sobre
as
demais
atividades
a
serem
realizadas
a
distancia
e
no
ambiente
on-line.
A
participação
está
sendo
efetiva
no
ambiente
virtual.
MÊS/REFERÊNCIA:
06/2011
1.
PRINCIPAIS
DIFICULDADES
PARA
A
CONDUÇÃO
DO
CURSO
Dificuldades
com
assistência
técnica
nos
laboratórios
de
informática
para
as
presenciais,
70%
dos
computadores
não
funcionam
alem
disso
a
internet
é
lenta
e
muitos
têm
dificuldades
de
trabalhar
na
plataforma.
2.
AÇÕES
REALIZADAS
PARA
RECUPERAÇÃO
DOS
EVADIDOS/DESISTENTES
As
desistências
foram,
devido
os
cursista
não
terem
o
curso
do
Linux
40
horas.
Será
enviado
email
motivando
os
cursistas
a
permanecerem
no
curso
devido
a
importância
das
ferramentas
como
ensino
aprendizagem
na
formação
do
profissional.
3.
FAÇA
UM
RESUMO
DAS
ATIVIDADES
REALIZADAS
NO
PERÍODO.
Foi
realizada
revisão
das
atividades
da
unidade
1
com
tira
dúvidas.
Apresentação
da
unidade
2
ao
cursistas
com
conceitos
de
hipertexto
e
de
hipermídia
(ciberespaço).
Em
grupo
foi
realizada
a
atividade
2.1
Navegação
em
hipertexto
e
discussão
sobre
a
experiência
de
navegar.
Junto
com
a
turma
foi
realizado,
exploração
do
poema
“Navegação
à
Deriva”,
do
autor
Marcus
Vinícius.
Depois
dessa
navegação
foi
sugerida
a
atividade
2.2
Navegando
em
busca
do
conceito
de
hipertexto.
Foi
orientado
para
que
os
cursistas
realizassem
uma
pesquisa
na
internet
sobre
o
conceito
de
hipertexto
– na
página
do
Google.Os
cursistas
estão
desenvolvendo
as
atividades
na
plataforma
de
acordo
com
as
orientações
do
Guia
do
cursistas.
4.
OBSERVAÇÕES
È
necessário
habilidade
do
Tutor
para
conseguir
trabalhar
com
3
ou
4
cursistas
em
um
único
computador.
As
Escolas
ainda
não
conscientizaram
da
importância
das
ferramentas
das
Tics
para
o
ensino
aprendizagem
e
do
contexto
curricular.
MÊS/REFERÊNCIA:
07/2011
1.
PRINCIPAIS
DIFICULDADES
PARA
A
CONDUÇÃO
DO
CURSO
A
principal
dificuldade
foi
a
falta
de
habilidade
de
alguns
cursistas
com
as
ferramentas
da
plataforma
que
não
conseguiram
postar
e
enviaram
suas
atividades
por
e-mail.Outra
dificuldade
foi
devido
uma
paralisação
dos
profissionais
da
educação,
alguns
cursistas
não
retomaram
as
atividades
do
curso.
Na
unidade
01
a
maior
dificuldade
foi
com
a
contextualização
do
que
é
uma
webquest.
E
na
unidade
2
como
montar
um
portifólio.
2.
AÇÕES
REALIZADAS
PARA
RECUPERAÇÃO
DOS
EVADIDOS/DESISTENTES
Foi
enviado
email
motivando
os
cursistas
a
permanecerem
no
curso
e
remarcado
uma
presencial
para
que
os
mesmos
possam
sanar
dúvidas
e
dificuldades
de
manuseio
da
plataforma.
A
falta
de
habilidade
com
as
ferramentas
da
Plataforma
foi
trabalhada
e
alguns
cursistas
estão
retornando
ao
curso
e
realizando
as
atividades
3.
FAÇA
UM
RESUMO
DAS
ATIVIDADES
REALIZADAS
NO
PERÍODO.
Foram
esclarecidas
as
dúvidas
dos
cursistas
quanto
às
ferramentas
de
postagens
na
plataforma.
Para
a
atividade
1.6
foi
organizada
uma
oficina
com
o
cursista
Rafael
para
demonstração
de
como
elaborar
uma
webquest.
O
Rafael
apresentou
a
elaboração
de
questionário
através
de
documento
no
google
docs
pelo
gmail.
O
cursista
Raimundo
apresentou
a
criação
do
seu
portifólio
através
do
blog
com
linkes
e
interações.
O
cursista
disse
que
aprendeu
com
o
hipertexto,
como
hiperlinkar
no
blog
e
que
isto
dinamizou
qualificando
suas
postagens.
Foi
realizado
um
resumo
das
atividades
da
unidade
2
com
ênfase
para
o
inicio
da
unidade
3
na
qual
em
duplas
elaboraram
um
esboço
do
plano
de
aula
a
ser
desenvolvido
com
os
alunos
em
sala,
ficando
para
a
próxima
presencial
a
apresentação
e
socialização
das
atividades
2.9
dos
demais
cursistas.
4.
OBSERVAÇÕES
É
quase
que
impossível
conseguir
a
permanência
de
100%
dos
cursistas
no
curso,
ainda
é
necessário
que
os
educadores
façam
reflexões
acerca
da
importância
da
formação
continuada
para
o
processo
do
ensino
aprendizagem
do
aluno
através
da
construção
do
conhecimento.